“Sustentabilidade” é uma palavra crucial nos dias de hoje e conjuga 3 vetores – económico, social e ambiental, visando preencher de forma consciente as necessidades humanas do presente sem afetar negativamente as gerações vindouras.
Após muitos anos de uma “sociedade de consumo”, caracterizados por um intenso desenvolvimento económico, é urgente alterar o paradigma e respeitar o Planeta, destacando os pilares ambiental e social e fazendo uma gestão inteligente dos recursos naturais (escassos).
Esta mudança de atitudes e comportamentos carece da participação de todos, ao criarmos uma sociedade mais ponderada no consumo, evitando ao máximo o desperdício e mais ecológica na utilização de recursos.
Objetivos do capítulo:
- Trabalhar o conceito “sustentabilidade” de forma lúdica e pedagógica;
- Envolver os alunos no tema e mobilizar para a ação;
- Mostrar a cada aluno que pode fazer a diferença na defesa destes valores.
Alguns exemplos que podem fazer toda a diferença:
- Economizar água – fechar a torneira ao lavar os dentes e/ou tomar banhos rápidos (com a duração de uma música!);
- Não desperdiçar energia – optar pela luz natural em detrimento da luz artificial e desligar o stand by dos equipamentos elétricos e eletrónicos quando não estão a ser utilizados;
- Comprar eletrodomésticos com classe energética superior;
- Poupar combustível, evitando o carro para deslocações curtas, em que andar a pé ou de bicicleta pode ser uma excelente ideia;
- Preferir alimentos naturais aos processados;
- Prevenir a produção de resíduos (“R” de “reduzir”), apelando ao máximo à reutilização de materiais;
- Prolongar ao máximo a vida útil das embalagens, reutilizando-as com a mesma ou outra função;
- Separar os resíduos que podem ser reciclados e encaminhá-los corretamente (embalagens, equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas, entre outros);
- Escolher produtos que têm na sua composição materiais reciclados e/ou recicláveis;
- Outros comportamentos que podemos ter no nosso dia-a-dia e partilhá-los com os nossos amigos e familiares.