As embalagens têm uma função de relevo no nosso quotidiano, pois servem para facilitar o transporte de produtos, protegendo-os e aumentando o seu tempo de vida útil (preservação das suas propriedades e condições de higiene).
Ao mesmo tempo, cumprem a missão de informar e sensibilizar o consumidor, apelando ao consumo consciente de produtos (composição dos produtos, por exemplo).
A importância das embalagens continua no momento em que se tornam resíduos e são encaminhadas corretamente, e podem dar origem a novos materiais a introduzir no fabrico de novos produtos, poupando os recursos e o ambiente!
Com diferentes formatos, tamanhos ou materiais, as embalagens fazem parte dos hábitos de consumo de todos nós.
O ciclo de vida das embalagens não se esgota na sua utilização, estende-se às fases do seu fabrico e descarte, e inclui a identificação do impacto ambiental que causam.
Este impacto faz-se sentir desde a forma de produção das embalagens, matérias necessárias, poluentes gerados e energia, e seu transporte até aos pontos de venda e encaminhamento final por parte do consumidor.
Neste sentido, podem ser aplicadas ações de melhoria na prevenção e redução de resíduos gerados, reutilização das embalagens e sua reciclagem.
Em termos de embalagens, quase tudo pode ser reciclado: plástico, metal, papel/cartão, vidro e madeira e a sua separação, que depende de cada um de nós, tem uma importância fundamental para que a reciclagem aconteça.
Só após a sua separação, as embalagens poderão passar para a fase de triagem (manual e através de processos automatizados), nos centros especializados.